domingo, 11 de dezembro de 2011

III Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres: uma sociedade em movimento.

Ocorreu entre os dias 3 e 5 de Novembro a III Conferência estadual de Políticas Públicas para as mulheres, realizada no SESC de Aracuz, com o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas para a construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e o exercício da cidadania da população feminina.



Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas a Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, a senadora Ana Rita Esgario e o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.
Aprovou-se a plataforma de políticas para as mulheres visando à construção do I Plano Estadual de Políticas para as mulheres. Essa plataforma tem como base os eixos e ações contidas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres que são eles: Autonomia das mulheres e redução da pobreza; enfretamento a todas as formas de violências contra as mulheres; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica, não lesbofóbica e enfrentamento do racismo, sexismo e da lesbofobia]
Além disso, a Conferência discutiu propostas e elegeu os delegados que representarão o estado na III Conferência Nacional que acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro em Brasília. A solenidade será prestigiada pela Presidenta Dilma Roussef e também pela ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet, atual diretora da ONU Mulheres.













A III Conferencia Nacional de Políticas Públicas para Mulheres promete ser um espaço de grandes discussões a respeito da formulação de ações que garantam a igualdade de gênero no Brasil e também de pressão política para expansão dos recursos aplicados nessas áreas e para manutenção da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres com status de Ministério, condição que sofre ameaças segundo o noticiário político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário