domingo, 24 de julho de 2011

Casos destacados que se ajustam ao tema escolhido

A comunidade pesquisada na qual foram levantadas alguns casos que se ajustam ao tema escolhido, está situada no distrito de Melgaço do município de Domingos Martins, na qual a maioria dos moradores é descendente da cultura pomerana, sendo a agricultura sua principal fonte de renda.

Conforme as observações na comunidade destacam-se como caso de estudo “O cotidiano da mulher pomerana no campo” tema escolhido para um aprofundamento maior no subgrupo 05.

Outra questão relevante para um estudo na comunidade são os negros que vieram para a colheita do café e permaneceram entre os pomeranos, muitos como meeiros, outros já adquiriram em pedaço de terra. Assim, sente-se a necessidade de investigar como se dá a convivência entre os descendentes de negros que trouxeram consigo o seu modo de viver e os descendentes pomeranos que conservam seus costumes e tradições bem como a língua de sua cultura.

O que nos chama a atenção que são dois grupos que viveram durante muito tempo excluído que vem gritando pelos seus direitos por igualdade de participação do desenvolvimento geral da sociedade.

Também como tema de estudo sente-se a necessidade analisar as comunidades pomerana na qual permanecem as cicatrizes dos tempos de guerra que sofreram em sua terra natal e toda a dificuldade que passaram no início que fez com que o próprio grupo durante muito tempo buscou se isolar do resto da sociedade buscando essa proteção entre as montanhas capixabas. Portanto o estudo promoveria averiguar como os descendentes pomeranos estão vivendo e promovendo a sua inserção e a participação para adquirir seus direitos por uma vida justa e igualitária. Neste mesmo estudo pode-se analisar como este grupo que ainda tem sua cultura conservada está interagindo com as tecnologias que o mundo oferece.

Os temas citados acima são considerados pelo grupo como merecedor de estudo em relação ao tema escolhido dentro da comunidade pomerana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário