quinta-feira, 6 de outubro de 2011

1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Domingos Martins


No dia 12 de Setembro ocorreu no auditório comunitário de Ponto Alto, a 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres do município de Domingos Martins, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SECMADS), com o objetivo de discutir a elaboração de políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania.

O temário da Conferência Municipal foi o mesmo a ser debatido nas Conferências estaduais e nacional, constituído pelos seguintes pontos: análise da realidade Nacional, Estadual e Municipal, social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero; avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades e; análise e aprovação da plataforma de políticas para as mulheres visando à construção do Plano Municipal de Políticas para as mulheres, contribuindo também na construção do Plano estadual de Políticas para as Mulheres.

A 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Domingos Martins foi aberta pela Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Daiane Köeler, a qual enfatizou a importância desse espaço de participação, deliberação e discussão de políticas públicas que contribuam para melhoria da qualidade de vida das mulheres martinenses e brasileiras.

Após a aprovação do Regimento interno pela plenária, deu-se início à palestra ministrada pela Coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria estadual e Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), a Sra. Laudicéia Andrade, cuja fala destacou as diversas formas de preconceitos e exploração em relação às mulheres, que se manifestam de variadas formas no cotidiano familiar e da sociedade.

A Conferência contou com a participação de aproximadamente 50 mulheres, representando majoritariamente instituições da sociedade civil, as quais aproveitaram o espaço para discutir as dificuldades no interior da família e da sociedade e propor a adoção de medidas capazes de assegurar mais igualdade e respeito para com as mulheres. O grande interesse das participantes tornou os debates  dinâmicos e produtivos.


A realização das Conferências mostra os avanços obtidos na luta pelo reconhecimento dos direitos das mulheres e fim da desigualdade de gênero. Além disso, revela o anseio delas em superar esse processo histórico de discriminação e subalternidade e a relevância desses espaços públicos de debates e deliberação na construção de uma sociedade mais justa e democrática.


A Conferência também contou com a apresentação cultural dos alunos da oficina de violão ofertada pelo Centro de Referência da Assistência Social de Ponto Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário