quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Violência de gênero do município de Domingos Martins

A violência de gênero constitui-se foco importante para questionamentos e discussões em nossa sociedade, sendo caracterizado por sofrimento, revoltas e trauma. Por essa razão se busca transformar as práticas sociais na atualidade.
A violência acontece porque alguém sofre alguma agressão seja homem ou mulher. Porém normalmente quando se fala em violência de gênero está relacionado à mulher, sendo as mulheres as maiores vítimas da violência. No foco desta problemática, destaca-se a implementação da Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha, a qual define violência doméstica ou familiar contra a mulher como toda ação ou omissão, baseada no gênero, que cause morte, sofrimento físico, sexual ou psicológico dano moral ou patrimonial, no âmbito da unidade doméstica, da família e em qualquer relação íntima de afeto, em que o agressor conviva ou tenha convivido com a agredida.
Partindo dessa problemática da violência de gênero o gráfico apresenta os dados sobre a violência contra a mulher regida pela Lei Maria da Penha no município de Domingos Martins.
                 Dados fornecidos pelo senhor Luis Paulo Perin – Delegacia de Domingos Martins

Conforme a entrevista realizada com o policial Perin houve uma pequena queda de denúncias no ano vigente comparando com o mesmo período do ano anterior, porém o acrescentou que acredita que essa queda pode ter ocorrido pelo fato de muitas mulheres não terem o conhecimento da Lei Maria da Penha ou pelo medo, acabam não denunciando, relatando que já houve casos aonde as mulheres chegavam fazer as denúncias, mas ao mesmo tempo pedem que o agressor não seja preso.
Apesar das conquistas adquiridas pelas mulheres contra a discriminação o preconceito, a realidade ainda mostra que é preciso de uma maior sensibilização por parte do estado em favor das mulheres. Pois a igualdade se efetivará quando todos tiverem condições de oportunidades que favoreça esse direito.